top of page

Como lidar com a ansiedade?

  • Foto do escritor: Eduardo Wagner
    Eduardo Wagner
  • 7 de mar. de 2018
  • 3 min de leitura

ree

Publicado e revisado por Eduardo Wagner (CRP 18/02996)

Psicólogo - Base Analítica Junguiana | (66) 99223-0886



A ansiedade é um transtorno que causa nervosismo, preocupação, medo e apreensão excessivos. Essa desordem - como tantas outras - afeta a forma como sentimos e agimos, bem como alterações físicas significativas. Seus sintomas, assim como a depressão, variam desde um comprometimento mínimo a uma severa ansiedade, que pode inclusive deixar o paciente paralisado.

O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população*.


Ansiedade e ansiedade patológica

Face a perigos iminentes e gatilhos emocionais, a ansiedade é, não apenas natural como necessária para a sobrevivência. Situações corriqueiras como a apresentação de um trabalho em público e a estreia em uma nova atividade são, igualmente, naturais dependendo de sua intenção. Por essa razão, se costuma dizer que a ansiedade patológica deve ser considerada quanto a reação é intensa frente a situações que não exigiriam tamanha preocupação. Os sintomas fisiológicos (aumento do fluxo sanguíneo, náusea, alteração nas pupilas) são comuns às duas "formas" de ansiedade.


Sintomas & tipos mais comuns
  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): se define como um estado de preocupação constante sem que exista uma razão específica para que isto aconteça. Precisa ter uma duração superior a 6 meses e, em geral, vem acompanhado de dificuldades para dormir, irritabilidade, problemas de concentração e fadiga geral.

  • Ansiedade Social: é uma condição na qual uma pessoa vivencia medo ou angústia em todas aquelas situações onde precise interagir socialmente com os outros.Trocando em miúdos, a pessoa tem medo do contato com os outros. Grande parte desta ansiedade é antecipatória, isto é, acontece antes que o contato social temido aconteça.

  • Agorafobia: é um medo difuso e incerto de todas aquelas situações onde parece não haver escapatória, ou nas quais não existe a possibilidade de receber ajuda, se a pessoa sofrer um ataques de pânico. Em outras palavras, a pessoa pensa que pode vir a ter um ataque de pânico e que, em certas circunstâncias, não poderá escapar ou receber ajuda.

  • Transtornos Obsessivos: são de vários tipos, mas todos têm em comum o fato de que existe uma ideia persistente e intrusiva que provoca temor e angústia. Então, por mais que a pessoa procure tirar essa ideia da cabeça, não consegue. Essas obsessões podem chegar a invadir a personalidade e provocar uma paralisia existencial.

  • Estresse pós-traumático: é um estado de angústia que vem depois de viver uma experiência traumática. Manifesta-se como inquietude, dificuldade para dormir e, principalmente, com uma fantasia recorrente de que o acontecido irá se repetir novamente. Faz com que a pessoa se mantenha em estado de alerta e alimente a insegurança e o isolamento.

  • Hipocondria: aquele que sofre desta condição interpreta de forma catastrófica qualquer sinal do seu corpo. Suspeitam que têm doenças graves e sentem que sua condição pode piorar a qualquer momento, sem que possam fazer qualquer coisa a respeito.


Tratamento

A ansiedade generalizada e a ansiedade social normalmente não requerem mais que duas ou três semanas de tratamento no formato de Psicoterapia Breve. A intensidade dos sintomas, obviamente, afeta nessa perspectiva de tempo e, em todos os casos, a chance de superar essa condição é muito alta.

No caso do estresse pós-traumático e dos transtornos obsessivas, a prática da psicoterapia (em especial na abordagem da Psicologia Analítica) costumam auxiliar o paciente para que ele recobre suas funções normalmente e supere esta situação. O mesmo vale para a Agorafobia e Hipocondria, adendo apenas quanto ao benefício que estes pacientes podem obter através de técnicas de relaxamento.


Atitudes que podem te ajudar a lidar com a ansiedade

ree



Fontes:

http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-tem-maior-taxa-de-transtorno-de-ansiedade-do-mundo-diz-oms,70001677247

Comentarios


SOBRE

Eduardo Wagner é graduado em Psicologia, especializando em Psicologia Analítica, mestrando em Antropologia (ISCTE-IUL, Lisboa), atua como psicólogo clínico no Consultório Psicológico,.

LOCALIZAÇÃO

(66) 99223-0886

Rua das Amendoeiras, 357

prox. Clube dos Idosos

Sinop (MT) - CEP 78550-000

facebook.com/ecwnr

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon

© 2018 por Eduardo Wagner

bottom of page